terça-feira, 6 de agosto de 2013

Novo arquivo de Filmes do Rio de Janeiro

A inauguração do novo prédio de Reserva Técnica e Preservação do Centro Técnico Audiovisual – CTAv contribui para o alcance da meta 40 do PNC.

O novo prédio de Reserva Técnica e Preservação do Centro Técnico Audiovisual – CTAv é resultante do projeto da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, incentivado pelo Petrobras através de patrocínio via Lei Rouanet, a ação consistiu na construção de prédio dotado de condições arquitetônicas e climatológicas de preservação, a fim de abrigar o acervo audiovisual do CTAv e dos cineastas do Rio de Janeiro, assim como outras parcerias.

Constituído por dois andares para depósitos de guarda de material, com capacidade de armazenamento para cerca de 100 mil latas de rolos de filmes e, incluindo área técnica para equipamentos de refrigeração, área de trabalho para revisão de materiais, expedição e administração do acervo, o projeto arquitetônico buscou também se aproximar dos parâmetros climáticos estabelecidos como ideais para países tropicais, com temperatura em torno de 10°C e média de 35% de umidade relativa do ar.

Visando atingir o melhor resultado técnico na edificação com o orçamento aprovado, toda a ação foi norteada por um planejamento conciso, que atuou continuadamente ao longo de sua instalação. O resultado é um prédio funcional, personalizado em relação às prerrogativas exigidas para garantir a preservação das películas e outros suportes audiovisuais depositados no CTAv, que possuem inestimada importância histórico-cultural, e que dependiam, fundamentalmente, do correto armazenamento e guarda para sua posterioridade.

Sobre o Centro Técnico Audiovisual

O Centro Técnico Audiovisual – CTAv é um órgão, sediado no Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura. Atua primordialmente no apoio ao desenvolvimento da produção audiovisual brasileira e suas ações se ramificam nos campos da produção, coprodução, difusão, preservação, documentação, pesquisa, produção de conteúdo, disseminação de técnicas do ofício e inovação de tecnologia.


Fonte: Ascom/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário