Fluminenses e capixabas aderiram em peso à temporada de Conferências Municipais de Cultura. Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 78 já realizaram ou farão ao longo desta semana conferências exclusivas ou intermunicipais. No Espírito Santo, 49 dos 78 municípios realizam suas conferências até o próximo domingo.
O secretário executivo do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso, participou da Conferência de Cultura de Niterói e o secretário de Articulação Institucional do MinC, Bernardo da Mata Machado, compareceu à Conferência do Município do Rio de Janeiro.
“É a consolidação de um processo que começou em 2005, com a 1ª Conferência Nacional de Cultura.As conferências mostram o maior compromisso dos municípios e dos setores organizados da cultura com o fortalecimento das políticas culturais e a implantação do Sistema Nacional de Cultura. No Rio de Janeiro, mais de 80% dos municípios realizaram suas conferências e no Espírito Santo o número passa de 60%”, afirmou o chefe da representação Regional do Ministério da Cultura, Marcelo Velloso.
Segundo o representante do MinC, os principais desafios destas conferências são mostrar como a implantação do SNC afeta o dia a dia das pessoas que trabalham com cultura e fazer com que o Sistema seja implantado de fato. “Para que ele não se torne apenas um conjunto de leis escritas, é preciso ter conselhos atuantes, conferências representativas e planos municipais e estaduais de cultura com metas exequíveis”, acrescentou Velloso.Marcelo Pedroso, secretário executivo do Ministério da Cultura
Pauta
As conferências tiveram como pauta a discussão dos temas que serão abordados na 3ª Conferência Nacional de Cultura, marcada para o período de 26 a 29 de novembro próximo. Este ano, o encontro nacional vai analisar as Políticas de Estado para a Cultura e os Desafios do Sistema Nacional de Cultura. Os debates vão se desenvolver em quatro eixos: 1) implantação do SNC; 2) produção simbólica e diversidade cultural; 3) cidadania e direitos culturais; e 4) cultura e desenvolvimento.
Um dos principais temas do primeiro eixo de discussões foi a implantação do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC), que está funcionando em fase experimental. O SNIIC já aceita o cadastramento de governos municipais e estaduais, instituições públicas e privadas e pessoas físicas, para consulta de dados e a inclusão de diversos tipos de indicadores culturais.
As propostas e diretrizes traçadas nas Conferências Municipais serão levadas às Conferências Estaduais de Cultura, a serem realizadas até o dia 29 de setembro. No Estado do Rio, o encontro vai acontecer no dia 21 de setembro. No Espírito Santo, a conferência deve acontecer na última semana de setembro em data a confirmar. Os participantes de cada conferência estadual vão escolher seus delegados à Conferência Nacional.
Fonte: (Ascom/MinC)
Fotos de Luiz Ferreira, Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.
Fotos de Luiz Ferreira, Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.
Meta49Conferências Nacionais de Cultura realizadas em 2013 e 2017, com ampla participação social e envolvimento de 100% das Unidades da Federação (UFs) e 100% dos municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)
Garantir a participação da sociedade na elaboração e avaliação das políticas públicas de cultura com amplo envolvimento dos estados e das cidades nas Conferências Nacionais de Cultura de 2013 e 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário