quinta-feira, 28 de julho de 2016

Reunião discute a 1ª Semana Nacional dos Arquivos

Dirigentes do Arquivo Nacional, da Fundação Casa de Rui Barbosa e representantes da Setorial de Arquivos do CNPC/MinC se reuniram na última terça (26/07) para debater um acordo de cooperação institucional cujo teor será a de promover ações conjuntas.

Dentre as iniciativas acordadas, está a realização da 1ª Semana Nacional de Arquivos, que mobilizará instituições arquivísticas de todo o país, prevista para o 2017.

Esta importante reunião é fruto do Plano Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC recém aprovado em Brasília-DF pelos seus membros na Reunião Ordinária ocorrida em maio de 2016.

Conforme o Plano, deve-se "ampliar a divulgação de acervos arquivísticos, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio no território nacional".

Para alcançar esse objetivo ficou estipulado que o Estado brasileiro deve criar a "Semana Nacional de Arquivos", semelhante a já tradicional Semana Nacional de Museus, com o intuito de dar visibilidade aos Centros de Documentações espalhados pelo Brasil.


O diretor-geral do Arquivo Nacional José Ricardo Marques do Arquivo Nacional reunido com representantes do CNPC e da Fundação Casa Rui Barbosa.


O diretor-geral, José Ricardo Marques, e os servidores Diego Barbosa e Elizabeth Brea se encontraram com o diretor executivo, Ricardo Calmon, e a chefe de Serviço de Arquivos, Lucia Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário